Inicie o quanto antes a educação financeira com o seu filho

            Ao educarem os seus filhos, os pais estão preparando eles para os desafios que a vida pode lhe apresentar. Como toda educação começa desde cedo, com a educação financeira também é assim, para que o seu filho possa ir aprimorando os seus conhecimentos cada vez mais.

A educação financeira de uma criança abraça vários componentes que vão além dos conceitos econômicos, mas para desenvolver um bom trabalho com as crianças é importante ter uma atenção especial e fazer essa preparação com as crianças quanto ao uso correto de suas economias.

Através desse trabalho de educação financeira, os pais estarão fazendo com que as suas crianças cresçam mais responsáveis e bem informados sobre o assunto de finanças, e com isso estarão prevenindo-as de que passem por crises financeiras em sua fase adulta.

O papel da família na educação financeira da criança

            A família tem um papel muito importante na educação financeira das suas crianças, afinal são eles que ensinaram como eles devem gastar como eles devem poupar, dentre outros pontos.

Para que vocês entendam um pouco melhor sobre o papel da família na educação financeira dos seus filhos, iremos citar obrigações dos pais.

  • A educação financeira das crianças cabe às famílias, pois a escola tem por função reforçar a formação adquirida em casa, como qualquer outro tipo de educação.
  • Educação financeira infantil não significa apenas ensinar a criança a economizar, mas sim também a ensinar elas a manejar o dinheiro que recebeu em sua mesada de forma correta, pois será isso que promover a elas um futuro financeiro mais digno, sem o risco de passar por crises financeiras.
  • Quando os pais ensinam as suas crianças a lidarem com dinheiro desde pequena através da mesada, quando ela chegar em sua fase adulta, ela terá maiores chances de aprender a administrar o seu salário de forma correta, e com isso ela vai saber a importância de se guardar parte do seu dinheiro. Os seus filhos podem ter um futuro financeiro bem mais próspero se vocês pais derem a eles a orientação adequada.
  • Os pais devem ensinar a criança a poupar parte da sua mesada, e isso deve ser encarado como um sentimento positivo para elas. Quando os pais definem objetivos de poupança para os seus filhos, quando eles são racionais nas escolhas de consumo realizadas diariamente por elas, eles fazem isso para que elas tenham uma boa educação financeira e isso deve ser motivo de satisfação e prazer, pois nessa fase vocês estão contribuindo a garantia de um futuro melhor para os seus filhos.
  • As regras e os limites impostos pelos pais são importantes na formação das crianças desde pequenas, quebrar uma regra sempre não é um bom princípio, regras são feitas para serem cumpridas, então se vocês pais estipularam uma regra como, por exemplo, do seu filho reservar 50% do valor da sua mesada ele deverá cumprir com isso, a criança tem que a prender a ter responsabilidades desde pequenas.

O comportamento tem uma grande influência na educação financeira dos seus filhos, por isso a família tem que ser muito cuidadosa ao nível da gestão das finanças pessoais.

Outra influencia da família na educação financeira dos seus filhos, vocês pais devem ser exemplos para eles, às crianças se espelham muito nas atitudes dos seus pais, por isso tomem cuidado para não serem consumistas sem consciências, pois seus filhos irão aprender com vocês.

Agora que vocês pais já sabem a importância de começar a trabalhar a educação financeira com os seus filhos desde pequenos, e também a influência que vocês pais tem nisso, agora basta por em prática e assim garantir um bom futuro financeiro aos seus filhos.

 

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Idade certa para começar a dar mesada para os seus filhos

Uma dúvida muito comum que os pais de hoje em dia tem é...

Mesada – fator importante para as crianças aprenderem a administrar o seu dinheiro  

Ao contrário do que muitas pessoas não sabe a mesada dada aos seus...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *