Saiba como explicar ao seu filho o porquê da mesada

 

            Dar mesadas aos seus filhos não pode ser para eles apenas um dinheiro que eles ganham dos seus pais e pronto. Se você pai dá essa mesada com um intuito, é importante que vocês expliquem ao seu filho o porquê estão dando esse dinheiro para eles e principalmente que vocês os orientam.

            Quando você pai opta em dar mesada ao seu filho tendo como objetivo principal educá-lo financeiramente, você terá que estar sempre orientando a ele de como ele deve lidar com a sua mesada e explicar a eles que a importância da mesada é para que eles tenham uma melhor educação financeira.

É muito importante que você pai oriente seus filhos sobre a importância deles saberem desde pequenos a lidarem com o dinheiro, pois é nessa fase que eles irão aprender a administrar o seu dinheiro e a fazer uma economia, desta forma tendo uma reserva de dinheiro caso apareça um imprevisto.

Quando você for falar com o seu filho, fale na mesma altura dele, use palavras e exemplos de acordo com a idade dele, para que dessa forma ele lhe entenda melhor. É importante que você pais tenham alguns cuidados quando vão trabalhar a educação financeira com os seus filhos.

Cuidados importantes que os pais devem ter ao dar mesadas aos seus filhos

            O trabalho de educação financeira que os pais devem fazer com os seus filhos utilizando a mesada, exige muito esforço e dedicação para que as crianças de hoje em dia, ainda mais vivendo em um mundo onde o consumismo está em alta, aprendam a administrar melhor o seu dinheiro.

Esse tipo de ensinamento aos seus filhos de como lidar com o dinheiro, ensinar para eles a forma de ser um bom administrador do seu dinheiro é para que no futuro ele não passe por crises financeiras e nem pelo os problemas financeiros que muito brasileiros passam nos dias de hoje.

É muito importante que vocês pais tenham muita cautela nesse quesito, pois todo tipo de trabalho em excesso faz mal, e com esse trabalho de educação financeira com as crianças não é nada diferente. Seguem alguns cuidados que vocês pais devem ter:

  • É preciso que em algumas fases vocês pais sejam um pouco mais rígidos com os seus filhos, afinal para toda criança é preciso que se estabeleçam limites e regras, e principalmente que elas a cumpram isso o que foi passado a elas, como por exemplo, você pai deu a mesada para elas passarem o mês, esse dinheiro é para o mês todo, não dá para chegar na ultima semana do mês e seu filho vir pedir mais dinheiro porque o dele acabou.
  • Outro ponto muito importante que vocês pais precisam ter muito cuidado, é que durante todo esse trabalho da educação financeira com os seus filhos, que vocês tomem muito cuidado e não deixam que os seus filhos se tornem escravos do dinheiro, e também que eles não criam uma obsessão maior do que devem por guardarem dinheiro.

Para que esses problemas não ocorram com vocês, é muito importante que vocês pais estejam sempre orientando os seus filhos e acompanhando sempre eles nessa fase da educação financeira, para que eles não extrapolam as regras e não passem dos limites.

A mesada é sim um fator muito importante na infância do seu filho, mas se ela for usada e trabalhada de forma correta. Caso você pais não orientarem os seus filhos e ensinarem como eles devem lidar com o dinheiro a mesada não ajudará em nada.

Outro cuidado que você pais devem ter ao trabalhar esse tipo de educação financeira com os seus filhos, você pais devem ser exemplos para as suas crianças.

 

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Como ensinar as crianças a darem mais valor ao seu dinheiro              

Muitos pais que têm a dificuldade em administrar o seu próprio orçamento pessoal...

Importância de analisar o comportamento da criança quando ele recebe mesada  

            Apesar das preocupações dos pais com o desenvolvimento dos seus filhos serem...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *