Como incentivar que o seu filho faça uma poupança

            Todos vocês já sabem que é muito importante que o seu filho faça uma reserva da sua mesada, seja guardando em um cofrinho ou então em uma poupança, mas o difícil é explicar para o seus filhos e a incentivá-los a tirar parte da sua mesada para eles guardarem.

No caso de uma criança de 5 anos, parte da mesada deve ser guardada por no máximo 3 meses, e depois esse valor deve ser usado pela criança para comprar algo para ela, para ela se sentir realizada e estimulada a poupar sempre. Uma criança de 6 a 8 anos, já pode guardar por um período um pouco maior, 6 meses, por exemplo, e uma criança de 10a 12 anos, já pode poupar por um ano.

 É importante que depois elas usem esse valor poupado integralmente, para sentirem-se realizadas, e também para sentirem o que é não ter mais dinheiro guardado, para incentivá-las a no mês seguinte voltar a poupar, pois quem não aprende poupar de pequeno, dificilmente poupará quando adulta.

Dicas de como incentivar que o seu filho faça uma poupança

            Agora em nosso artigo nós iremos dar algumas dicas de como vocês pais podem incentivar que os seus filhos façam uma poupança, mas vale lembrar que, para ele fazer uma poupança ele deve fazer algumas economias. 

  • É importante ensinar o seu filho que ele distingue as coisas que eles compram, como as coisas que compram porque “querem” das coisas que compramos porque realmente “precisamos”.
  • Os pais devem ensinar a criança a controlar o consumo que elas têm por impulso, com isso mostrando aos seus filhos como elaborar uma lista de compras para eles segui-la ao irem no supermercado, shopping, ou qualquer outro lugar de se fazer compras, pois desta forma eles não irão comprar nada a mais do que o necessário.
  • Fale com o seu filho enquanto vai às compras e mostre e eles as diferenças que nós encontramos muito entre coisas “caras” e “baratas”, e que nem sempre a qualidade do produto muda por causa do seu valor ser mais alto.
  • É importante que sempre que você for com o seu filho às compras faça junto com ele as contas e ensine-o a contar o troco, pois desta forma ele estará cada vez mais se familiarizando com o dinheiro.
  • Desde cedo explique aos seus filhos qual a importância de não desperdiçar, seja água, luz, comida, roupas e brinquedos, e a importância de saber gerir o dinheiro da sua mesada, para que no final do mês não lhe falte dinheiro.
  • Explique as suas crianças como funcionam os cartões de crédito e que eles não são ilimitados como muitos falam, e ao usarem a fatura irá vir para que eles paguem no próximo mês e isso poderá acumular as suas contas.
  • Tenha um dia fixo um para o pagamento mesada do seu filho e cumpra essa determinação rigorosamente, e lembre-se que você é o exemplo para as suas crianças.
  • Ensine as suas crianças a serem objetivas, e deixem elas sempre por dentro da situação financeira da família, discutindo os assuntos econômicos abertamente no seu leito familiar.
  • Faça com que o seus filhos explorem os jogos que servem para se treinar a negociação, e contribui para o desenvolvimento financeiro da criança como, por exemplo, o jogo Monopólio.
  • Incentive a sua criança a começar a poupar parte da sua mesada através de um mealheiro, em um recipiente mais ou menos transparente, pois desta forma a sua criança irá ver diariament3 o dinheiro crescer, e isso irá estimula-la a guardar cada vez mais moedinhas nesse recipiente. Essa é uma das melhores formas de motivação para a criança, além de mostra-la que depois elas poderão usar o dinheiro para realizar um sonho.

Através desses pontos que mencionamos acima, o seu filho estará fazendo uma economia da sua mesada, e assim eles poderão fazer uma poupança para guardar esse dinheiro que está sendo economizado poderão usá-lo mais tarde para realizar um sonho.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Mimar não é educar  

            No processo de educação de uma criança, os pais frequentemente se deparam...

Importância de a criança saber administrar seu dinheiro desde pequena              

A educação financeira é um ótimo modo de começar a ensinar a criança...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *