Importância de o seu filho fazer uma poupança

É muito importante que você ensine e motive o seu filho para que ele tenha uma poupança, e que todo mês ela deposite nela uma parte da sua mesada, pois se não aprender poupar quando criança dificilmente poupará na vida adulta, e isso dificultará a realização dos sonhos no futuro.

A poupança é importante para as crianças, pois desde pequena ela vai aprendendo a fazer uma reserva do seu dinheiro, caso apareça um gasto que não estava previsto, e com isso ela garantirá que sua vida adulta que ela não corra o risco de passar por problemas financeiros.

Vocês pais devem explicar aos seus filhos que esse dinheiro, que está sendo guardado na poupança será para uso dele mais tarde, seja para comprar um brinquedo que ele tanto quer ter, como também serve para ele fazer uma viagem que tanto sonha ou para atender uma necessidade.

Para estimular aos seus filhos a fazerem e a poupança é importante que você explique isso para ele, pois é desta forma que você irá motivá-lo a reservar esse dinheiro todo mês. Já imaginou se fosse com vocês, vocês teriam que reservar um valor do seu salário todo mês sem saber para que.

Poupança – como fazer que seu filho obtenha o prazer de poupar parte da sua mesada

            Começar esse plano de estimular seu filho a ter uma poupança, nem sempre isso é uma tarefa fácil. Para que vocês pais saibam como fazer isso, continue nos acompanhando em nosso artigo, pois agora iremos dar algumas dicas essências para que você consiga fazer essa motivação ao seu filho.

  • Ensine a criança a anotar todos os seus gastos: Estimule o seu filho a anotar todos os seus gastos, para quando chegar ao final do mês ele ver o quanto ele gastou da sua mesada, e principalmente para ele ver se conseguiu economizar pelo menos uma parte dela. Esse é um aprendizado muito importante para o futuro do seu filho.
  • Incentive seu filho a ter objetivos: O seu filho deve ser estimulado a ter objetivos para o dinheiro que ele está guardando em sua poupança, como por exemplo, para comprar uma bicicleta, fazer uma viagem ou para comprar um ingresso para um parque que ele tanto quer ir. Desta forma seu filho terá um maior interesse em economizar e guardar em sua poupança uma parte da mesada que ele ganha de vocês pais.
  • Ensine a importância do consumo consciente para os seus filhos: Até mesmo nas compras é importante que seu filho soubesse ter um consumo consciente e não ficar comprando coisas que não terá serventia para ele, ou até mesmo comprar coisas supérfluas.
  • Pais deem o exemplo para os seus filhos: Não adianta você pais falarem para o filho não ser um gastador e explicar para eles que é importante que se faça uma economia e que se tenha uma poupança, se vocês pais ficarem se comportando como um consumidor compulsivo sem limites. Só compre algo se for realmente necessário e não por impulso. Vocês pais devem ser exemplos para as suas crianças, pois é em vocês que eles se espelham.
  • Ensine o seu filho a respeitar o valor das coisas: É preciso que seus filhos soubessem que tudo tem limite até mesmo o dinheiro, comida, roupas, brinquedos, tudo deve ser respeitado. Pais não deixem que o seu filho seja uma criança displicente com as coisas que ele comprar, como comprar um doce e dar uma e jogar fora, ou até mesmo comprar um brinquedo e deixar de lado sem ao menos ter interesse de brincar.

Com esses pontos que mencionamos a cima você pais conseguirão incentivar aos seus filhos a ter uma poupança para eles, e além dos mais, eles irão aprender a como economizar dinheiro.

 

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Inicie o quanto antes a educação financeira com os seus filhos

            A educação financeira infantil é muito importante para o desenvolvimento do seu...

Mesada não é nenhum tipo de pagamento

A mesada é uma contribuição que os pais dão aos seus filhos todo...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *