Ensinar as crianças a evitarem gastos desnecessários  

            Para que vocês pais façam um bom trabalho de educação financeira com os seus filhos uns dos passos mais importantes que vocês devem dar é ensiná-los a não terem gastos desnecessários, desta forma vocês estarão contribuindo para que eles tenham uma reserva guardada da sua mesada.

            O primeiro passo a tomar para vocês ensinarem isso aos seus filhos, vocês pais devem ser exemplos para suas crianças, pois é em vocês que elas se espelham, por isso pais vocês devem evitarem também os variados tipos de gastos desnecessários.

Sabemos que esse é um trabalho difícil de fazer, ainda mais vivendo em um mundo consumista que nós estamos hoje, mas essa tarefa não é impossível e vale a pena fazer esse tipo de trabalho com as suas crianças, pois desta formar ela estará no caminho certo para realizar seus sonhos do futuro.

            Para que vocês façam um bom trabalho de educação financeira com os seus filhos desde pequenos, continue nos acompanhando em nosso artigo, pois aqui iremos das algumas dicas de como vocês devem ensinar aos seus filhos a evitarem os gastos desnecessários.

 5 dicas para vocês pais ensinarem as suas crianças a evitarem gastos desnecessários

 

            Para que vocês saibam a melhor forma de ensinarem aos seus filhos a evitarem gastos desnecessários, iremos dar algumas dicas muito importantes para vocês.

  • Identifique onde seu filho gasta seu dinheiro: Ensine seu filho a identificar os gastos dele, anotando tudo o que ele compra. Faça para o seu filho um livro-caixa, para que ele tenha um melhor controle dos seus gastos mensal. Com esse tipo de controle ficará mais claro para ele no que realmente ele está gastando a sua mesada e saberá visualizar melhor quais daqueles gastos estão sendo desnecessários e que podem ser cortados.
  • Ensine ao seu filho ter objetivos: desta forma vocês paus estimulando a sua criança a evitar alguns gastos desnecessários para que elas consigam guardar um dinheirinho para alcançar os seus objetivos como, por exemplo, para comprar um brinquedo que ele tanto queira ou até mesmo para fazer uma viagem que ele tanto quer ir com os seus amiguinhos. Desta forma seu filho terá um maior interesse em economizar e guardar em sua poupança uma parte da mesada que ele ganha de vocês pais.
  • Mostre para os seus filhos a importância do consumo consciente: tendo um consumo mais consciente seu filho não terá gastos desnecessários, como comprar brinquedos sendo que ela já tenha um monte, ou até mesmo ficar gastando muito com muitos tipos de jogos que vemos por ai. Ter um consumo consciente é importante até mesmo na economia de água, luz e telefone dentro de casa.
  • Ensine o seu filho a respeitar o valor das coisas: É muito importante que vocês pais não deixem que o seu filho se torne uma criança displicente com as coisas que ele comprar.

Para que vocês pais ensinem aos seus filhos evitarem gastos desnecessários, vocês devem dar exemplo para eles, pois os filhos se espelham em seus pais. Não adianta você pais falarem para o filho não terem gastos desnecessários se vocês têm.

 Vocês devem explicar para as suas crianças que é importante que se faça uma economia e que se evitem os gastos que são desnecessários e que eles passam bem sem, ainda mais vivendo em um momento de crise financeira que estamos hoje em dia.

Com essas dicas que demos a vocês pais, ficará mais fácil agora para vocês ensinarem aos seus filhos a forma de evitarem gastos desnecessários, só comprando algo se for realmente necessário e de precisão e não comprar coisas apenas por impulso.

 

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Nunca se deve punir seu filho cortando a mesada

              Os pais podem encontrar na educação financeira uma ótima alternativa para...

Por que começar a dar mesada para crianças aos 5 anos de idade              

A mesada é uma alternativa que os pais devem usar com as crianças...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *