Quando a família tem mais de um filho, os valores da mesada devem ser iguais  

            Atualmente, muitos pais tem dificuldade em lidar com a educação financeira, pois não sabem quais são os valores da mesada e como dar essa determinada quantia para os filhos ao final do mês. Entretanto, algumas orientações são imprescindíveis para ajudar nessa etapa de educação financeira das crianças.

            Quando os pais adotam a estratégia da mesada, na verdade eles estão propiciando aos seus filhos o ensinamento do uso consciente do dinheiro, criando responsabilidades e ajudando a construir sua liberdade financeira.

            Com os devidos esclarecimentos, os pais vão poder decidir o que é melhor para seus filhos e de que maneira o dinheiro poderá ajudá-los na formação do seu futuro financeiro.

A idade e os valores da mesada

 

            Uma das dúvidas mais comuns para os pais no quesito mesada é quando se tem mais de um filho. Normalmente, o que se aconselha, é que se a diferença de idade entre eles for pequena os valores da mesada devem ser iguais. Agora, em caso de uma criança de 5 anos e um adolescente o valor será diferente.

 

            O recomendável, é que primeiramente os pais conversem com cada um deles para esclarecer como funciona a situação financeira da família, deixando clara a situação do orçamento, como despesas, gastos essenciais e economias.

            Feito essa etapa, sugere-se que os filhos coloquem no papel o que eles consideram necessário se ter no mês, o lanche na escola, roupas, sapatos, esses são obrigações dos pais manterem e não da mesada, mas se o filho quer um tênis, por exemplo, mais caro, ele deverá poupar para realizar esse sonho, assim pode ser com roupas, passeios e lanches diferentes.

            Por outro lado, com idades próximas fica mais fácil com que os valores da mesada sejam iguais. Entretanto, quem decide e tem a palavra final da quantia que deve ser paga são os pais. A tática dos filhos registrarem seus gastos é para começar o acordo.

            Quando ficar decido o acordo, os filhos devem estar cientes do que foi combinado com os pais e que se acabar o dinheiro no meio do mês, só no próximo que haverá pagamento. Por isso, ensine seu filho a registrar o que ganha e quais estão sendo os seus gastos.

            Outro ponto importante é a postura dos pais, que precisam ser firmes em suas decisões, respeitando os valores da mesada e na administração. Além disso, é importante a orientação das crianças para o uso consciente do dinheiro, que irá garantir um futuro sem dificuldades financeiras para quem souber usar.

Dicas para lidar com a mesada

            Nesse processo educativo que a mesada proporciona algumas dicas que dizem respeito em como trabalhar o dinheiro com as crianças são importantes. Confira abaixo algumas delas:

  • Quando determinado os gastos da criança como o lanche e o lazer também é a obrigação dos pais, mas se um determinado dia o lanche que a criança quiser for diferente do proporcionado pelos pais, ou tal passeio, ai será nesse evento a cargo da administração do filho, e não mais dos pais, sendo certo que se o dinheiro acabar, os pais não devem incorporar valor, o filho tem que ter a noção de que o dinheiro mal administrado acaba.
  • Os pais devem explicar aos filhos que se o dinheiro for gasto todo de uma vez, sem o mês terminar, ele passará o resto do mês sem receber novamente.
  • Deixar claro aos filhos que os valores da mesada são fixos e só será reajustado quando necessário.
  • Ensinar o princípio da economia para que ele possa comprar algo que tanto deseja, como um brinquedo, por exemplo.

            Com essas pequenas, mas valiosas dicas, os filhos poderão aproveitar melhor desses benefícios, independente dos valores da mesada, pois quem saber administrar bem os seus gastos e poupar no momento certo, com certeza irá alcançar os seus objetivos com mais sucesso.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

No que a falta de conhecimento em finanças pode prejudicar seu filho quando adulto  

            Atualmente, a mesada tem sido utilizada como uma alternativa para instruir os...

Qual a melhor opção do seu filho fazer economia, através do cofrinho ou da poupança  

            As maiorias dos pais não sabem qual é a melhor opção para...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *