Qual a função dos pais na educação financeira dos filhos

            A educação financeira deve estar presente em seu lar desde cedo, para que os seus filhos crescem aprendendo a ter uma boa administração financeira e com isso eles irão garantir um futuro melhor, mas para que isso aconteça os pais devem desenvolver um bom trabalho com os seus filhos.

            A função dos pais na educação financeira dos seus filhos é fazer praticamente tudo, pois esse tipo de educação, como qualquer outra, depende especialmente deles, pois eles são responsáveis por suas crianças e devem sempre orientá-los da melhor forma e dar bons exemplos a eles.

            Para que vocês pais entendam melhor qual é a sua função na educação financeira dos seus filhos, continue nos acompanhando em nosso artigo, pois nós iremos citar alguns pontos importantes que devem ser trabalhados por vocês com as suas crianças.

Educação financeira infantil – função dos pais

            São os pais que têm o principal papel na educação financeira dos seus filhos. Agora iremos citar algumas das funções dos pais na educação financeira dos seus filhos.

  • Comece cedo a falar sobre dinheiro com as crianças: É muito importante que os pais falem desde cedo sobre dinheiro com as suas crianças, assim elas vão se familiarizando com o mundo financeiro desde pequenas, afinal as crianças conseguem gastar dinheiro desde muito cedo, mas elas nem sempre sabem a origem desse dinheiro e nem o valor que eles têm, devido a isso é muito importante que os pais conversem com os seus filhos e expliquem de onde vem o dinheiro que sustenta a família e explicar para que o dinheiro serve, ensinar aos seus filhos quais são as prioridades do dinheiro e a importância de se fazer uma reserva dele.
  • A importância dos valores financeiros: Para que as crianças aprendam a ter uma boa administração financeira em sua mesada, elas precisam de bons exemplos sobre vida financeira, e esses exemplos devem vir dos seus pais, pois eles são fontes importantíssimas na transmissão de valores financeiros para as suas crianças. Se a família da criança considera que poupar é um ato essencial, esse valor certamente será ser passado claramente para elas, e elas vão crescer sabendo que poupar é essencial, da mesma forma que se ela crescer vendo os seus pais gastarem muito elas também vã crescer com isso. Para que vocês pais transmitem esse valor aos seus filhos é preciso mostrar para eles que aquilo faz parte da sua vida, precisa fazer com que eles cresçam vendo isso. Passar um valor que não é praticado na família para a criança, provavelmente elas não irão adotem essa prática.
  • Plantar agora para colher no futuro: É muito importante que os pais começam a falar sobre dinheiro desde cedo com as suas crianças, e é muito importante isso para que os seus filhos comecem a criar uma consciência financeira, e assim colocando em prática os seus conhecimentos na administração da sua mesada, e com isso, ela poderá se tornar um adolescente e mais no futuro um adulto consciente e preparado viver mundo financeiro e evitar que se passe por crises financeiras. Quanto mais cedo esses assuntos sobre educação financeira forem discutidos e fizerem parte da vida do seu filho, mais natural e intuitiva será o resultado desse tipo educação na vida adulta deles.

A educação financeira dos filhos está nas mãos dos pais, por isso pais é importante que vocês desenvolvam um bom trabalho nesse tipo de educação, pois será isso que garantirá que no futuro, em sua fase adulta, que os seus filhos não passem por problemas financeiros e tenham uma melhor qualidade de vida.

 

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Ensinar as crianças a evitarem gastos desnecessários  

            Para que vocês pais façam um bom trabalho de educação financeira com...

Qual a melhor opção do seu filho fazer economia, através do cofrinho ou da poupança  

            As maiorias dos pais não sabem qual é a melhor opção para...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *