Pais e filhos devem fazer economias

            É muito interessante que os pais e os filhos fizessem economias juntos, pois essa é uma forma dos pais ensinarem aos seus filhos a forma de se economizar, e assim eles estarão sendo um exemplo para as suas crianças seguirem, afinal elas se espelham em seus pais.

            Esse é um dos pontos que mais devem ser trabalhados pelos pais na educação financeira dos seus filhos, para que eles tenham um bom desenvolvimento financeiro e garantem ter uma boa condição financeira as suas crianças na fase adulta delas.

            Saiba como você pai e o seu filho podem fazer economias juntos, e assim vocês pais estarão contribuindo para o aprendizado dos seus filhos, para isso continue lendo o nosso artigo.

Como os pais e os filhos podem fazer economias juntos

            Você pai que está trabalhando a educação financeira com o seu filho através da mesada, um passo muito importante para esse ensinamento que  vocês façam economias junto com as suas crianças, afinal é em vocês pais que elas se espelham quando crianças.

            Para que vocês pais desenvolvam um bom trabalho ensinando o seu filho a fazer economias, iremos dar algumas dicas de como vocês podem economizar juntos.

  • Vocês podem começar a anotando juntos todos os gastos da famíliae os respectivos meios de pagamento das suas contas. Vale lembrar que se devem incluir todos os gastos, desde o cafezinho até outros gastos menores e todos os gastos do seu filho também, desde a sua mesada até os gastos bancados pelos pais. Isso deve ser feito diariamente, pois se deixarem passar alguns dias para fazerem essas fica difícil lembrar aonde foi parar o dinheiro que estava na carteira.
  • Estabelecer prioridadespara as despesas da família é ponto muito importante, assim será fácil de identificar itens supérfluos dos itens essenciais para a família. Vocês, pai e filho podem sentar juntos para fazer a identificação desses itens, com isso seu filho já irá entendendo no realmente se deve gastar o dinheiro, e assim também irá facilitar sua vida quando for necessário cortar algum tipo de gasto.
  • Estabelecer limites para os variados tipos de gastos e acompanhar ao menos semanalmente se os gastos estão evoluindo dentro do limite definido também é muito importante para que você e o seu filho façam economias juntos.
  • Estabelecer metas de poupançapara a realização de sonhos, tanto do seu filho com o dinheiro da mesada dele, como também para a família toda, é muito importante também ter uma reserva financeira destinada a cobrir imprevistos que podem surgir a qualquer momento.
  • Planejar junto com toda a família as comprascom antecedência também é um ótimo caminho para fazer economias como, por exemplo, ao comprar um carro para a família, não se esqueça de avaliar das despesas extras como IPVA, seguro, manutenção e combustível.
  • Fazer o acompanhamento mensal dos gastos também é muito importante, a através desse ponto o seu filho irá entender todos os tipos de gastos que se tem e também a forma de administra-lo. Com esse acompanhamento vocês juntos irão analisar se está conseguindo cumprir o planejamento financeiro familiar que foi estipulado, ou se está estourando o orçamento.

Através dessas dicas vocês e pais podem fazer suas economias, e fazendo isso junto vocês pais vão orientando e ensinando aos seus filhos a forma certa de se fazer isso, além do mais você pai estará sendo um bom exemplo para as suas crianças, tendo uma boa administração financeira.

 

Pais lembrem-se sempre, ser um bom exemplo para o seus filhos é muito importante para o desenvolvimento financeiro deles, como também que qualquer outro tipo de ensinamento, pois eles sempre se espelharão em vocês.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Idade certa para começar a dar mesada para os seus filhos

Uma dúvida muito comum que os pais de hoje em dia tem é...

Mesada – valores maiores para filhos de mais idade              

Uma das formas de ensinar aos filhos como ter o controle do dinheiro...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *