Mesada não é para criança comprar lanche e passe de transporte

Mesada não é para criança comprar lanche e passe de transporte

            Muitos pais nos dias de hoje usam a mesada que dão aos seus filhos para trabalharem a educação financeira com eles, mas alguns deles erram em achar que as crianças devem usá-la para suprir alguns gastos diários que elas têm, e a educação financeira não é assim que funciona.

            Os gastos diários que as suas crianças tem, como o lanche da escola, o passe do transporte que elas usam, dentre outros tipos relacionados, não é para ser pago com a mesada que o seu filho ganhou, esse itens que falamos são de obrigações de vocês pais pagarem aos seus filhos.

            Comprar roupas para o seu filho com o dinheiro da sua mesada também não é indicado, para fazer uma boa educação financeira com os seus filhos utilizando a mesada, o único compromisso que eles devem ter com esse dinheiro é de se fazer uma reserva, ou poupança ou então um cofrinho.

            Fora esses fatores, seu filho deve gastar a mesada que vocês pais deram a ele da forma que ele quiser, mas é claro que vocês pais devem orientá-los em seus gastos, para que eles possam ir aprendendo a ter uma boa administração financeira do seu dinheiro desde pequenos.

Conheça as regras da mesada

            Ao trabalhar a educação financeira com os seus filhos usando a mesada, é importante seguir algumas regras. Essas regras são essenciais para o seu filho aprender ater uma boa administração do seu dinheiro desde pequenos. Seguem abaixo essas regras:

  • 1º regra – Comprar lanches e doces na cantina da escola: Como toda criança, o seu filho também adora comprar um lanche, um doce, balas ou chocolates na cantina da sua escola. Para esses tipos de gastos deles recomendamos que vocês pais sejam os responsáveis pelo lanche que as crianças comem na escola, seja levar de casa ou comprar na cantina da escola. Seu filho pode querer comprar algo diferente para comer, como um doce, uma bala, neste caso ele pode utilizar parte de sua mesada para comprar. Vocês pais devem estar sempre atentos com gastos excessivos nesta categoria, pois assim vocês estarão educando eles financeiramente, e contribuindo para que a criança tenha uma alimentação saudável.
  • Regra 2 – Gastos com revistinhas, figurinhas e gibis: É muito comum que os seus filhos tenham alguns hobbies que são voltados para esse tipo de compra, de gibis e figurinhas. Nas bancas de jornal possuem diversos atrativos para as crianças, como figurinhas para coleção, revistas de jogos, revistas de desenhos e esses itens devem sim ser comprados com o dinheiro que elas ganham em sua mesada.
  • Regra 3 – Passeio com os amigos: É claro que o seus filhos gostem de passear com os seus amigos e colegas de escola, seja para ir ao cinema, tomar sorvete, ir a um fliperama, passear no parque de diversões, entre outros diversos tipos de passeios. Esse tipo de gastos costuma surgir com desejos repentinos dos seus filhos, por isso é importante que a criança tenha sempre um valor da sua mesada reservado para cobrir esse tipo de gastos. Se caso surgir algum tipo desse desejo em seus filhos para fazer um passeio com um amigo e ele já tiver gasto todo o dinheiro da sua mesada, vocês pais não devem complementem o valor da mesada para que a criança perceba valor em controlar melhor suas despesas e para que elas aprendam a fazer uma reserva do seu dinheiro todo o mês.

Seguindo essas regras que mencionamos vocês pais estrão no caminho certo ao trabalharem a educação financeira com os seus filhos através da mesada que vocês dão a eles.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Qual a função dos pais na educação financeira dos filhos

            A educação financeira deve estar presente em seu lar desde cedo, para...

Como ensinar as crianças a darem mais valor ao seu dinheiro              

Muitos pais que têm a dificuldade em administrar o seu próprio orçamento pessoal...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *