Mesada – formação financeira

            Atualmente, quando paramos para analisar os números de famílias endividadas os resultados passam a ser alarmantes e isso se deve principalmente pela falta de uma formação financeira adequada.

            Com isso, se os pais não são capazes de lidar com o dinheiro e não procuram uma educação financeira dos seus gastos, provavelmente, os seus filhos irão pelo mesmo caminho e não terão a responsabilidade de se planejar e organizar a sua vida econômica.

            Assim, uma das maneiras mais eficientes para se trabalhar com a formação financeira das crianças é através da mesada, pois com ela eles irão compreender as limitações do dinheiro e como se deve encarar esse universo financeiro que muitas vezes é tão difícil.

Como trabalhar a formação financeira das crianças

 

            Em um primeiro momento, a criança precisa entender que o dinheiro é um recurso limitado e que simplesmente não cai do céu. Com isso, ela irá entender que não dá para ter tudo a toda hora, que os sonhos têm um custo, que muitas vezes é caro, e para isso é preciso guardar e esperar para conquistar nossos desejos, evitando ir à falência.

            A formação financeira das crianças consiste em um processo de longo prazo e que precisa de muita dedicação e paciência. Os pais devem estar presentes e sempre praticar o diálogo com os filhos para ensiná-los a ter a responsabilidade de lidar com o dinheiro.

            E mesmo que o trabalho esteja sendo feito com crianças, é necessária a de prestação de contas, estabelecimento de regras e registro de gastos para que isso desenvolva um maior amadurecimento em relação ao dinheiro.

            Desde pequena a criança já desperta a atenção para o dinheiro e consegue perceber que é através dele que brinquedos, comida e outros bens podem ser comprados. Nesse momento, os pais devem começar a trabalhar com a formação financeira e orientá-la na administração de uma mesada, que pode ser feita a partir dos 5 anos.

            Já em relação ao valor que deve ser dado, os pais precisam verificar seus ganhos de forma que a mesada não comprometa o orçamento familiar, analisando quais são as reais necessidades da criança e quanto ela realmente precisa. Lembrando que com o passar dos anos o valor deve ser reajustado.

            Outro importante que deve ser trabalhado com as crianças é que a mesada não é um presente e não se pode comprar o que quiser com ela, pois assim perde-se o foco educacional que esse dinheiro mensal se propõe. Também não é preciso controlar absolutamente todos os seus gastos, o essencial é ensiná-la a fazer escolhas conscientes.

            Confira abaixo algumas dicas importantes para ajudar no processo de formação financeira das crianças e proporciona que elas se tornem mais conscientes com o dinheiro:

  • Os pais precisam passar aos seus filhos a diferenças entre os gastos que são necessários e importantes e aquilo que é supérfluo e não irá acrescentar valo em nossa vida;
  • Deixar claro que o dinheiro é apenas um meio que ajuda na compra e pagamento de produtos e serviços e não dar a ele uma importância acima do necessário;
  • As crianças devem saber que ao se falar de economia, isso inclui além do dinheiro, os cuidados com os bens pessoais e da casa;
  • Inserir os filhos na vida econômica da casa e deixar a mostra quais são os seus deveres diante desse cuidado com o lar.

            Através dessas orientações, que visam à formação financeira das crianças por meio da mesada, torna-se possível que esse processo educativo forme adultos conscientes e que entendam o real sentido do dinheiro e a melhor forma de trabalhar com esse recurso sem que isso traga resultados negativos para sua vida.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Invista no conhecimento do seu filho  

            Quando os pais pensam na educação do seu filho, automaticamente já pensam...

Importância de a criança saber fazer uma reserva da sua mesada

Hoje em dia para nós que vivemos em um mundo onde o consumismo...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *