Inicie o quanto antes a educação financeira com os seus filhos

            A educação financeira infantil é muito importante para o desenvolvimento do seu filho e de todas as crianças. Esse tipo de educação deve começar ser trabalhada com as suas crianças desde cedo, como todos os outros tipos de ensinamento, afinal é desde pequeno que se educam as crianças.

            A melhor forma de vocês pais trabalhar a educação financeira cm os seus filhos e dando a eles a mesada, pois com ela eles passam ter uma melhor familiarização com o dinheiro e assim eles vão aprendendo cada vez mais a forma de ter uma boa administração com o seu dinheiro.

            Como a educação financeira deve começar a ser trabalhada logo cedo com as crianças, a mesada também é recomendado que vocês pais começassem a dar aos seus filhos a partir dos seus 5 anos de idade.

            Iniciando essa educação financeira com os seus filhos desde pequenos, vocês pais estão capacitando os seus filhos para que eles façam o melhor uso do seu dinheiro, e com isso garantindo a eles um melhor futuro, prevenindo-os de passarem por crises financeiras quando adultos.

Itens que devem ser trabalhados na educação financeira infantil

            Para que vocês pais façam um bom trabalho com a educação financeira com os seus filhos, e desta forma que vocês garantem a eles um melhor desenvolvimento infantil, é muito importante que vocês trabalhem os seguintes itens que vamos mencionar abaixo.

  • Saber como falar com os seus filhos: esse é primeiro passo para você que quer introduzir a educação financeira infantil em sua casa com os seus filhos. Vocês pais devem falar sobre dinheiro com eles de forma natural, pois quanto mais intimidade seus filhos tiverem com você e com o tema, mais facilidade eles terão para lidar com esse tipo de educação, por isso, explique as suas crianças os conceitos básicos sobre finanças e o ilustre de forma prática para as suas crianças entendam melhor.
  • Defina um valor adequado para a mesada do seu filho: as maiorias dos pais, hoje em dia, não sabem qual o melhor valor para se der de mesada ao seu filho. Para estipular esse valor vocês pais devem fazer algumas considerações como, a disponibilidade no seu orçamento e a natureza dos gastos do seu filho, assim você trabalhará o nível de responsabilidade financeira que deseja transferir para sua criança.
  • Mostre a importância de não ter gastos desnecessários: ao dar mesada aos seus filhos vocês pais irão dar posse a eles do seu próprio dinheiro, e por isso, é muito importante que vocês incentivem as suas crianças a controlar seus gastos e não ter gastos desnecessários, para que o valor recebido da mesada não se acabe antes do tempo.
  • Estimule ao seu filho o hábito de poupar: Vocês pais podem usar a mesada para mostrar aos seus filhos a importância de controlar gastos, e como é importante também criar o hábito de poupar uma parte da sua mesada. Para que vocês incentivem os seus filhos a economizar dê um cofre para seu filho e explique para ele que se todo mês ao receber sua mesada ele deve guardar um pouco do que ganha, ou então abra uma poupança para ele e o incentive a todo mês depositar uma quantia de dinheiro.

É muito importante que você pais ensinem a educação financeira para suas crianças desde cedo, pois é de pequeno que se aprende, e com isso vocês pais terão o prazer de ver os seus filhos se tornarem adultos com uma relação saudável com o dinheiro e prevenindo que eles passem por crises financeiras quando adultos.

 

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Idade certa para começar a dar mesada para os seus filhos

Uma dúvida muito comum que os pais de hoje em dia tem é...

Como os pais devem fazer para ensinar o seu filho a administrar o seu dinheiro desde pequeno  

            Para ensinar o seu filho desde pequeno a administrar o seu dinheiro...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *