Idade certa para começar a dar mesada para os seus filhos

Uma dúvida muito comum que os pais de hoje em dia tem é sobre qual a idade certa do seu filho para eles começarem a dar mesada. A idade certa é a partir do momento que o seu filho começa a ter contato com o dinheiro, mesmo que indiretamente, por exemplo ao ver a mãe pagando a compra do mercado. Não espere que o filho tenha a necessidade de ter o seu dinheirinho para suprir os seus gastos, inicie a mesada antes mesmo que ele precise dela.

Como a mesada é um tipo de educação financeira é importante que você dê essa mesada para os seus filhos desde pequenos para que eles vão se familiarizando com o dinheiro.

Antigamente havia-se a crença de que deveria ter um tipo de mesada para cada idade, com isso os pais iam trabalhando essa educação financeira com o seus filhos progressivamente desde pequenos.

Hoje em dia as crianças já são muito mais evoluídas, por isso, a partir da primeira infância aos 5 anos de idade as mães já devem aplicar a mesada mensal e fixa ao seu filho, e a partir dessa idade, os valores mudam de acordo com a faixa etária e a necessidade do filho.

Tipos de mesadas para cada idade de uma criança

Antigamente, era recomendado que os pais dessem semanada para as crianças até 5 anos, quinzenadas para crianças de 6 a 8 anos e mesada para a partir de 12 anos da criança, isso não é recomendado hoje em dia porque as crianças já são muito evoluídas aos 5 anos, muitas até ensinam os avós a ligar o computador e entrar em um site.

Existem várias formas de aplicar a educação financeira, vejamos:

  • Mesada eventual: Esse é um tipo de mesada que é dada eventualmente para as crianças. Dizia-se que antigamente as crianças muito pequenas até 5 anos de idade deveriam receber esse tipo de mesada.

 

  • Mesada semanada: Esse é o tipo de mesada é a aplicada uma vez por semana para as crianças, normalmente eram dadas aos finais de semana, para que as crianças pudessem pagar seu sorvete no parque, ou algo do gênero. Dizia-se que era o tipo de mesada adequada para as crianças entre de 6 anos de idade a 8 anos de idade para ir se familiarizando com o dinheiro e os trocos.

 

  • Mesada quinzenal: Esse tipo de mesada é a paga quinzenalmente para os filhos, normalmente no pagamento e nos vales dos pais, de acordo com o que eles recebem de pagamento no mês e repassam uma pequena quantia aos filhos. Dizia-se que era o tipo adequado de mesada para crianças que tenham de 9 anos a 11 anos de idade.

 

  • Mesada mensal: Esse tipo de mesada aplicada mensalmente aos filhos, uma vez por mês. Dizia-se que somente quando o filho atingisse os 12 anos de idade é que podia receber mensalmente o valor.

 

Essas formas de mesadas ainda existem e são aplicadas de acordo com a renda ou forma de pagamento que os pais acabam recebendo, não são de forma alguma erradas, mas com maior frequência é aconselhável a mesada mensal aos filhos, pois se os pais querem que os filhos aprendam a administrar corretamente o dinheiro, e em consequência administrar a com excelência a própria vida, não é dando dinheiro eventualmente ou de forma fracionada que os filhos vão captar a informação de forma correta.

A partir da primeira infância os filhos já tem contato com o dinheiro, seja vendo os pais comprando ou pagando compras, sejam vendo as contas comuns de casa chegando, como contas de água e de energia elétrica, sejam pedindo dinheirinho para o sorvete. Por isso é imprescindível que desde cedo, ainda na alfabetização, já tenham noção dos valores, das regras de economia, das necessidades de compras e das que são supérfluas.

Iniciando desde cedo, com valores fixos, datas fixas e mensais, seus filhos aprenderá de forma correta a administrar seu próprio dinheiro e em consequência administrará com excelência outras fases de sua vida, como a responsabilidade, a ética e a moral.

 

 

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

A importância da orientação dos pais sobre a mesada dada aos seus filhos

Quando uma família opta em dar mesada ao seu filho com o objetivo...

No que a falta de conhecimento em finanças pode prejudicar seu filho quando adulto              

Atualmente, a mesada tem sido utilizada como uma alternativa para instruir os filhos...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *