Comportamento formação de caráter – não dever ser comprado com mesada  

            Dar mesada aos filhos é uma situação que muitas vezes podem deixar os pais com dúvidas e receios, mas vale lembrar que esse dinheiro mensal é uma chance para que a criança aprenda a administrar suas finanças e suas emoções.

            Esse processo de educação financeira, além de promover a formação do caráter da criança enquanto ainda pequena, é essencial para a sua vida adulta, que será o resultado de todos esses ensinamentos em como lidar com seus próprios gastos, economias e investimentos.

            Dessa forma, as orientações tanto dos pais quanto das crianças são extremamente importantes para que a mesada não perca sua finalidade educativa e resulte em resultados negativos para a formação do caráter.

A influência da família na formação do caráter financeiro do seu filho

            Quando se trata de mesada, também estamos falando do exemplo financeiro que os pais passam a seus filhos. Dessa forma, é importante que para a formação do caráter da criança, os pais as insiram no cotidiano das contas e gastos do mês que são vistos em casa.

            A orientação dos filhos, independentemente da situação econômica da família, é necessária para preparar as crianças para seu futuro financeiro, conscientizando-as a ter o equilíbrio nas contas e usufruir adequadamente dos benefícios, que ajudará no desenvolvimento de sua cidadania.

            Outro ponto muito importante que os pais devem estar cientes é que a mesada não é uma moeda de barganha e que a criança não pode ser comprada com a mesada. Hoje em dia, torna-se comum utilizar como critérios notas boas, dever de casa, arrumação do quarto e afazerem domésticos para efetuar esse pagamento mensal.

            Quando a mesada é vista como uma recompensa, a criança pode optar por fazer ou não o que está sendo pedido, visto que muitas vezes trata-se de obrigações e deveres que não devem estar relacionados ao dinheiro. Por isso, os pais devem compreender que a criança não pode ser comprada através da mesada, já que isso também irá prejudicar a sua formação de caráter.

Como ajudar na formação de caráter e na administração das finanças do seu filho

            O equilíbrio das finanças de um adulto está diretamente ligado com a educação financeira que ele recebeu ao longo dos anos, desde pequeno. Com isso, a formação de caráter financeiro dos filhos precisa incluir alguns pontos, como por exemplo:

  • As noções de gestão financeira devem ser ensinadas desde cedo, de acordo com a maturidade da criança em entender, passando sobre a importância em poupar e não gastar além do necessário.
  • Torna-se mais compreensível a educação financeira quando a criança recebe um valor mensal que permita a lidar com responsabilidade de criar metas e administrar seus gastos.
  • As crianças precisam estar habituadas com o dia a dia dos gastos da casa. Assim, procure levar os filhos durante as compras e mostre os valores de cada produto, fazendo comparações de preços, pois isso ajudará no seu relacionamento com o dinheiro.
  • Os pais devem incentivar a prática da economia, permitindo que a criança guarde uma parte da mesada para conseguir comprar um desejo maior.
  • Sempre oriente seus filhos em como administrar o dinheiro, lembrando que a mesada não é penas uma quantia que deve ser entregue mensalmente sem nada a dizer.
  • Os pais precisam saber a não ceder aos apelos dos filhos com carinho e paciência, ensinando a como lidar com as questões financeiras inesperadas e mostrando o que deve ser feito para reverter essa situação.
  • É preciso que os pais desenvolvam a inteligência financeira desde cedo nos seus filhos, para que quando adulto ele não fique preso a outros tipos de alternativas financeiras.

            Com essas orientações, os pais podem ficar seguros quanto à formação de caráter dos seus filhos no que diz respeito a sua vida financeira.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Como incentivar que o seu filho faça uma poupança

            Todos vocês já sabem que é muito importante que o seu filho...

Invista no conhecimento do seu filho  

            Quando os pais pensam na educação do seu filho, automaticamente já pensam...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *