Como os pais devem fazer para ensinar o seu filho a administrar o seu dinheiro desde pequeno  

            Para ensinar o seu filho desde pequeno a administrar o seu dinheiro é preciso que os pais falem sobre a educação financeira através da mesada. Através desses ensinamentos e dependendo da maturidade da criança, ela irá aprender a lidar com situações de compra, poupança e até mesmo a falta do dinheiro.

            Assim, a presença dos pais é essencial para que as crianças recebam a devida orientação e que o diálogo financeiro seja estabelecido entre as partes, como a melhor maneira de gastar seu dinheiro, quanto e quando que ele irá receber, a importância de se economizar e outras atitudes que irão ajudá-lo em sua vida financeira.

            Com isso, aprendendo como funciona a educação financeira e os benefícios que ela poderá trazer para os filhos e até para os pais, torna-se mais fácil para a criança administrar o seu dinheiro e posteriormente formar adultos conscientes financeiramente.

O que pais e filhos precisam saber sobre a mesada

 

            Os princípios financeiros devem ser passados desde cedo para as crianças para que elas tenham condições de administrar seu dinheiro e com isso saber economizar, realizar sonhos e também ter um reserva para casos de emergências. Veja abaixo algumas dicas que os pais e filhos precisam saber sobre o funcionamento da mesada nessa fase:

  • Os pais devem passar a criança o gasto com dinheiro que é realmente necessário e o que não é essencial, além de explicar como funciona esse recurso e que ele é finito;
  • É importante que os pais expliquem claramente as crianças a diferença do que é caro e o que custa barato;
  • A criança deve ter consciência do que são as contas da casa e como elas funcionam, como a conta de água, luz, supermercado e telefone e a importância de economizar visando poupar esses gastos;
  • Incentive a criança a ter noções de poupança. Um cofrinho pode ajudá-lo a economizar de uma maneira mais atrativa.

            E nesse relacionamento financeiro entre pais e filhos é essencial que os responsáveis sejam exemplos em lidar com o dinheiro, já que as crianças irão assimilar e copiar as suas ações. Então se os pais são consumistas e gastam o tempo todo, com os filhos não será diferente. Uma dica é levar eles as compras e para pagar contas, assim eles irão ver na prática como é administrar o seu dinheiro.

Como administrar o dinheiro de maneira saudável

            Visando ensinar os filhos a como administrar o seu dinheiro, algumas orientações são importantes para as próprias crianças e pais no processo de ensinamento da educação financeira. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Ter noção de quanto custa o que a criança quer comprar e ensinando-a a pesquisar em diversas lojas e sites a fim de encontrar o melhor preço.
  • Registre tudo da mesada: a criança deve ter anotado seus sonhos de consumo, quantia necessária e o tempo que será preciso para conseguir. Além disso, os gastos e despesas também devem estar registrados.
  • Caderneta de poupança: essencial que os pais e os filhos saibam da importância em criar uma conta poupança e que ela irá auxiliar na administração do seu dinheiro.
  • Corte os gastos desnecessários: outro ponto importante é que os pais ajudem a criança a cortar gastos desnecessários e organizar a sua vida financeira se a mesada não estiver rendendo, reduzir as despesas pode ser a melhor alternativa.

 

  • Respeite o padrão de vida da sua família: por fim, se a família não apresenta condições de bancar altos gastos, obviamente não se deve contar com uma mesada acima da média, pois primeiro as necessidades essenciais devem ser priorizadas.

            Através dessas orientações, tanto as crianças quanto os pais vão saber a melhor forma de administrar seu dinheiro e passar a educação financeira de forma positiva.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Inicie o quanto antes a educação financeira com os seus filhos

            A educação financeira infantil é muito importante para o desenvolvimento do seu...

Mesada um tipo de investimento infantil

As mesadas que os pais dão aos seus filhos hoje em dia, já...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *