A mesada é responsável pela situação financeira do seu filho quando ele se tornar adulto  

            A mesada é considera um fator responsável pela situação financeira que o seu filho pode ter em sua fase adulta, pois ela é uma forma, uma ferramenta muito importante que os pais usam para trabalharem a educação financeira com os seus filhos desde quando eles são muito pequenos.

            Ao dar mesada para as suas crianças desde pequenas é importante, pois esse é o primeiro contato do seu filho com o dinheiro, e cada dia mais ele estará se familiarizando e aprendendo qual a forma certa de lidar com o dinheiro, com isso ele estará aprendendo ter uma boa administração com sua mesada.

            Para que a mesada faça com bom trabalho na educação financeira do seu filho e garanta a ele uma melhor situação financeira para quando eles estivem em sua fase adulta, é muito importante que os pais deem boas orientações como também bons exemplos para as crianças.

            As crianças se espelham sempre em seus pais, caso você pai seja um consumidor sem limites como você irá ensinar ao seu filho a poupar dinheiro para que ele faça uma reserva, então para vocês pais que gastam muito são recomendados que vocês se policiassem antes de ensinarem esse tipo de educação ao seu filho.

Como usar a mesada para que o seu filho tenha uma melhor situação financeira quando adulto

 

            Através da mesada os pais podem trabalhar vários pontos que são de grande importância para que os seus filhos aprendam a ter uma boa administração financeira em sua mesada, e isso irá refletir em seu futuro em sua situação financeira. Seguem alguns exemplos desses pontos abaixo:

  • Através da mesada ensine o valor do dinheiro: a criança que não aprende o valor do dinheiro desde pequena, certamente vai ter muito mais dificuldade para administrar bem suas finanças, quando estiverem em sua fase adulta ela estará exposta a passar por crises financeiras, mais do que as crianças que aprendem isso com os seus pais desde pequenas. A falta de conhecimento e de consciência financeira, e principalmente a falta de experiência com o dinheiro podem refletir em frequentes e grandes descontroles nos gastos da criança ou até mesmo do adulto e com isso a pessoa estará se endividando cada vez mais. Devido a isso é importante ensinar as crianças desde cedo o que é o dinheiro. É muito importante também ensinar a elas para que o dinheiro serve, o quanto ele vale e o quanto custa para ganhá-lo, pois a criança que não conhece o valor do dinheiro ela não valorizará nem saberá utilizar ele corretamente.
  • Através da mesada ensine seu filho a conhecer limites: para que o seu filho saiba administrar bem a sua mesada, e quando na fase adulta o seu salário, para isso é preciso que ele conheça e saiba respeitar os limites financeiros, o que não é nada fácil para crianças, mas é muito importante que elas aprendam a fazer desde pequenas. É preciso que os pais ensinem a suas crianças que em alguns casos elas deverão abrir mão da satisfação imediata de um desejo ou sonho para que ela possa se livrar de dificuldades financeiras futuras.

 

Um dos principais objetivos da mesada é ensinar aos seus filhos que o dinheiro é um recurso que precisa ser usado de forma consciente, e se não for ele não irá proporcionar a eles o que eles tanto desejam por isso a importância de ter um uso consciente e fazer uma reserva de uma parte da sua mesada.

Através dessas dicas vocês pais podem fazer um bom trabalho de educação financeira com o seu filho e garantindo que eles tenham uma boa situação financeira em sua fase adulta.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Idade certa para começar a dar mesada para os seus filhos

Uma dúvida muito comum que os pais de hoje em dia tem é...

Idade certa para começar a dar mesada para os seus filhos

Uma dúvida muito comum que os pais de hoje em dia tem é...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *