Qual a melhor opção do seu filho fazer economia, através do cofrinho ou da poupança  

            As maiorias dos pais não sabem qual é a melhor opção para o seu filho fazer economia de uma parte da sua mesada, se é através de um cofrinho ou através de uma poupança. Essas duas maneiras são eficientes, mas o cofrinho é recomendado para as crianças menores, pois elas têm o contato direto com eles.

            Quando o seu filho estiver um pouco maior ai sim você pode fazer uma poupança, pois ele entenderá melhor como funciona e saberá para que ela sirva, mas é importante que quando você pai for fazer o depósito levar o seu filho sempre junto para ele acompanhando e entendo esse procedimento.

            Antes que você pai ensine o seu filho a fazer essa economia de parte da sua mesada, seja através de um cofrinho ou até mesmo de uma poupança é importante que vocês ensinem a eles o valor do dinheiro.

            Para que vocês saibam como ensinar aos seus filhos o valor do dinheiro para que eles tenham uma boa administração em sua mesada e tenham objetivos é preciso que vocês trabalhem isso com eles através de lições e exercícios práticos.

Lições e exercícios práticos para ensinarem aos seus filhos terem uma boa administração em sua mesada

            Para vocês pais ensinarem aos seus filhos a fazerem economia da sua mesada, seja através de um cofrinho ou de uma poupança é importante vocês trabalharem com eles as seguintes lições:

  • Dê mesada desde o inicio: com a mesada o seu filho passa a ter um orçamento próprio para ele gerenciar e ir aprendendo a ter uma boa administração do dinheiro desde pequeno, por isso é preciso que vocês pais encontrem um meio termo em relação à quantia do valor dado na mesada, para que ela não seja, nem muito alto, já que não se trata de um trabalho formal, nem baixo demais, para que a criança possa administrar realmente o recurso.
  • Ensine os filhos a gastarem menos do que eles ganham em sua mesada: explique para os seus filhos a importância de se gastar menos do que se ganha para que eles possam fazer uma reserva, e assim eles quando eles aprenderem bem a fazer esse tipo de economia eles podem ajudar os próprios pais no controle da economia doméstica em casa.
  • Ensine aos seus filhos a terem o consumo consciente: é necessário que vocês pais incentivem os seus filhos desde a infância a terem um consumo consciente, como por exemplo, compartilhar seus brinquedos com o seus irmãos, não desperdiçarem comidas dentre os outros vários tipos de consumos conscientes que eles podem fazer.
  • Ensine os seus filhos a registrarem os seus gastos: ao darem a mesada para o seu filho, é muito importante que vocês pais a incentivem os seus filhos a anotar todos os gastos deles, para que ele aprenda a gerenciar o seu próprio orçamento através da mesada. Esses tipos de anotações podem variar de acordo com a idade da criança, pois seu filho pode registrar a sua movimentação financeira em uma caderneta ou até mesmo em um aplicativo do celular, que claro além de ser ainda mais atraente esse item é para crianças um pouco maiores. Pai é importante que você esteja sempre ao lado dos filhos quando eles forem fazer as suas primeiras anotações para que vocês possam estar orientando-os.

Seguindo essas lições que mencionamos, você pai fará um ótimo trabalho de educação financeira com os seus filhos e a partir daí vocês poderão decidir qual é a melhor forma para eles fazerem uma reserva da sua mesada, se através do cofrinho ou de uma poupança.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Dar ou não dar mesada na crise financeira da família            

            Hoje em dia essa é a dúvidas de muitas famílias, se na...

Administração financeira na infância

Educar seus filhos é preparar eles para os desafios da vida, e com...

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *