Mesada – fator importante para as crianças aprenderem a administrar o seu dinheiro  

Ao contrário do que muitas pessoas não sabe a mesada dada aos seus filhos, não é apenas um dinheiro que você pai dá para eles todo mês, ela é uma forma de vocês educarem suas crianças financeiramente e assim conseguir ir ensinando a elas como administrar o seu dinheiro desde pequena.

É muito importante que vocês pais comecem esse tipo de ensinamento com seus filhos desde pequenos, a partir dos seus 5 anos de idade, pois é nesta fase que eles tem a maior facilidade de aprender e eles conseguem absorver mais informações nesta fase também.

As crianças começam a aprender a ter uma boa administração do seu dinheiro através da mesada, pois este é o primeiro tipo de contato que ela tem com o dinheiro, e assim ela vai se familiarizando cada vez mais e passando a entender bem melhor sobre o valor e a importância que ele tem para nós.

Na infância essa mesada não deve ser usada para comprar roupas, sapatos, lanches na escola, passe do transporte e muito menos para pagar as aulas de natação, futebol, do balé entre outras atividades. A mesada é para a criança gastar naquilo que ela quiser.

Mesada – ensinando sobre as finanças para as crianças desde pequenas

            Para que a mesada desenvolva esse papel de ensinar sobre as finanças para o seu filho é preciso que vocês pais tenham um acompanhamento disso e que vocês façam um bom trabalho com esse tipo de educação com as suas crianças, pois nenhum dinheiro sozinho vai ensinar algo a uma criança.

Um ponto muito importante que não podemos deixar de mencionar, é que os pais jamais podem usar a mesada para punir os seus filhos ou então para comprar algum tipo de serviços deles, como por exemplo, se seu filho não estudar, ele não receberá a sua mesada, e assim por diante.

A mesada é para que os seus filhos aprendam alguns princípios financeiros desde pequenos, e cortá-las por algum tipo de punição não é certo. Os princípios que vocês pais devem passar aos seus filhos dando lhe a mesada todo mês são os seguintes citados abaixo:

  • Dar uma melhor noção aos seus filhos sobre a diferença da necessidade e do dinheiro;
  • Ensinar a eles a diferença do produto ou material caro e o barato, para que eles tenham uma noção sobre isso;
  • Ensinar a importância da economia ao seu filho, através de ensiná-lo a economizar água, luz, telefone dentre outros;
  • Ensinar ao seu filho que muitos tipos de compras são supérfluas e que esses tipos de gastos devem ser evitados;
  • Motivar e ensinar o seu a fazer uma poupança, no começo vocês pais podem optar em dar as suas crianças um cofrinho, mas para frente podem abrir uma poupança em um banco de sua preferencia;
  • Seja o exemplo para o seu filho, pois ele certamente irá se espelhar em seus pais, caso você não tenha uma boa administração do seu dinheiro como você irá querer que o seu filho tenha e aprenda a ter uma boa administração do dinheiro dele.

Para que você ajuda ainda mais o seu filho a entender sobre finanças e para que com isso ele reconheça melhor o valor e a importância do dinheiro, crie o hábito de levar sua criança com você em suas compras, seja ela de supermercado ou em outros tipos de compras.

Conforme a criança começa a ir às compras com seus pais eles vão entendendo melhor sobre como pesquisar preços mais baixos e vão vendo que nem sempre o melhor produto é o mais caro. Através disso, seus filhos irão aprender como tudo funciona.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

Comentar *

Nome *

Email *

Website *